1- ORGANIZAÇÃO

- Comece colocando nome e série em todo o seu material (livros, cadernos, etc.).
- Na sua casa (quarto) escolha um lugar adequado (escrivaninha, prateleira, etc.) para guardar e organizar o material escolar.
- Fixe o horário de aula em lugar visível, em casa e na escola (armário).
- Mantenha sua mochila sempre organizada, de acordo com o horário de aula, arrumando-a com antecedência.
- Organize o armário apenas com o material da escola, isso facilitará o seu dia a dia.
- Lembre-se de levar o material de lição de casa e de estudo, pois estudar em casa é preciso.

2- USO DA AGENDA

A AGENDA É UMA PARCEIRA MUITO IMPORTANTE PARA AJUDÁ-LO NA ORGANIZAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS.

- Anote as lições, trabalhos e outras atividades, para não correr o risco de esquecer suas obrigações escolares.
- Habitue-se a consultar suas anotações diariamente, isso o ajudará a lembrar-se de seus compromissos.
- "Não confie na memória", são muitas as atividades, anote sempre.

3- USO DO ARMÁRIO

- Antes do início da primeira aula.
- No intervalo (recreio).
- Após a última aula.
- Não é permitido usar o armário durante as aulas e mudança de professores.

4- DURANTE AS AULAS

- Procure manter-se atento e concentrado, conversa durante as aulas atrapalham a classe e você não tem o aproveitamento necessário.
- Deixe os assuntos não pertinentes à aula para a hora do intervalo.
- Quanto mais atenção e participação ativa nas aulas, mais você garantirá um melhor aprendizado.
- Tenha sempre o material referente à aula. A falta dele dificulta uma boa participação e acompanhamento das aulas.
- Faça as anotações propostas pelo professor, elas fazem parte do seu aprendizado, depois você irá precisar para estudar e se preparar para as avaliações (provas).

5- COMO ESTUDAR

- Separe e organize o material necessário.
- Escolha um local adequado (escrivaninha, de preferência), com boa luminosidade.
- Desligue o som e/ou televisão.
- Escolha a melhor hora do dia. Dê preferência às primeiras horas da tarde. Assim ficará com tempo para outras atividades.
- Priorize a tarefa de casa e o estudo.

POR ÁREA

LÍNGUA PORTUGUESA

- Procure ler frequentemente, como hábito de estudo ou mesmo de lazer.
- Leia com atenção.
- Tenha sempre em mãos um dicionário para auxiliá-lo nas palavras cujo significado você não entende.
- Uma boa leitura exige compreensão do que se lê, das ideias do texto.
- Grife as ideias básicas.
- Faça anotações e resumos, levante questões.
- Faça releitura do texto.
- Ao fazer uma redação ou trabalhos, comece fazendo rascunho, isso o ajudará na organização das ideias. Trabalhe o rascunho antes de fazer o texto definitivo.
- O hábito da leitura ajuda o indivíduo a desenvolver o pensar bem, falar bem e escrever bem.

MATEMÁTICA

- Estude a teoria e aprenda conceitos.
- Exercite seu raciocínio com jogos e exercícios desafiadores.
- Reveja em casa o conteúdo estudado em classe, refazendo os exercícios dados e anotando as dúvidas para saná-las junto ao professor.
- Lembre-se de que os conteúdos desenvolvidos são essenciais para garantir o entendimento dos conteúdos que estão por vir.
- As lições de casa são um importante instrumento de verificação de aprendizagem. Quando você não conseguir executá-las deverá mostrar suas tentativas para que o professor identifique suas dificuldades.

HISTÓRIA - GEOGRAFIA - CIÊNCIAS

- Preste atenção à aula para aprimorar a memória auditiva.
- Leia os textos propostos.
- Grifar as ideias centrais.
- Faça fichamentos e resumos.
- Consulte o Atlas Geográfico e cadernos de mapas (hist/geo).
- Observar o conteúdo aprendido em sua realidade, no seu cotidiano.
- Monte questões sobre o conteúdo, troque com seus colegas.
- Aprenda a ler, com atenção, gráficos, tabelas e mapas, pois eles são produtos de um conhecimento amplo e auxiliam muito a compreensão de um fenômeno.
- Tire sempre suas dúvidas com o professor.
- Estude em voz alta (conte para alguém os pontos do conteúdo estudado).

ARTES - MÚSICA - ED. FÍSICA

- Comparecer às aulas com material necessário solicitado pelo professor.
- Desenvolver os trabalhos e atividades dando o melhor de si.
- Respeitar o trabalho e características dos colegas.
- Usar os materiais de forma adequada.
- Estar aberto para desenvolver novas habilidades.
- Colaborar para o bom desenvolvimento das aulas.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

- Estar com o material durante as aulas (livro, dicionário).
- Ficar atento aos comandos do professor para entender o que está sendo pedido.
- Exercitar o ouvir, para em seguida desenvolver uma boa conversação.
- Fazer os exercícios solicitados pelo professor para fixar o conteúdo aprendido.
- Não deixar escapar palavras ou expressões cujo significado ou tradução você não conheça, perguntar ao professor ou procurar no dicionário.

- Fazer as anotações no caderno com ordem e capricho para facilitar sua consulta e estudo.
- Procurar praticar o máximo possível.
- Concentrar-se durante as atividades de "listening", no laboratório.
- Lembre-se: parte da sua média provém da participação nas atividades propostas pelo professor em sala de aula.

ENSINO RELIGIOSO

- Em grande parte das aulas, teremos textos que servirão de apoio com exercícios ou outras atividades. Para isso, é fundamental que o aluno tenha a pasta de Ensino Religioso para guardar organizadamente os textos.
- Como as aulas ocorrem em dois ou mais ambientes (sala de aula, sala de religião, salãozinho, etc.) é importante estar atento quanto às instruções sobre o uso adequado dos locais, bem como a tranquilidade que deve ocorrer no translado para esses ambientes diferenciados.
- Todos os trabalhos são solicitados por escrito (impresso ou na lousa). É importante que se leia com atenção os roteiros desses trabalhos que servirão de orientação para pesquisa e avaliação.
- Não esquecer que uma parte da avaliação trimestral é CONCEITO, portanto é participação do aluno em todas as atividades de Ensino Religioso.

FONTES DE PESQUISA E APRIMORAMENTO

- Jornais
- Revistas
- Revistas especializadas
- Dicionários
- Enciclopédias
- Gramáticas
- Livros especializados
- Bibliotecas: da escola e outras
- Catálogos
- Internet (sites específicos)