2000

Compra de um terreno na R. Pássaros e Flores, 308 para ampliação da Ed.Infantil.Comemoração da Semana Santa com Via Sacra encenada pelos alunos do Ensino Médio e comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil. No dia 21 de maio foi comprada uma casa à Rua das Acácias, 308; com 20 m de frente por 25 de fundo. Destinada à ampliação das dependências da Educação Infantil. Inauguração da nova Biblioteca com ampla sala de estudo, equipada com computadores com acesso a INTERNET, uma exclusiva sala de leitura para os alunos do maternal à 4ª série e um amplo acervo com mais de 8000 livros, além de revistas e periódicos nacionais e internacionais para consultas e pesquisas. No dia 20 de Agosto inauguração do Laboratório de Idiomas, com cabines equipadas com fone de ouvido para um melhor aprendizado dos idiomas. Aquisição do Kiddie Play, também conhecido como o Brinquedão para os alunos da Pré-escola. Em dezembro, iniciou-se a reforma e troca das janelas do prédio escolar por breeze e transformação das salas: 172 em anfiteatro; 176 em laboratório de física; 178 em sala de redação.
Visita da Madre Geral do Instituto Beatíssima Virgem Maria Irmã Anunciata Pack.

2001

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Ampliação da grade curricular do Ensino Médio respondendo às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para o desenvolvimento de habilidades profissionais através de Projetos de Livre Escolha denominados Parte Diversificada, como: Criação e Redação, Artes Cênicas, Fotografia, Expressão Corporal, Produção Gráfica, Educação Ambiental, Informática e Astronomia. Em março foi inaugurada uma nova unidade do curso de Educação Infantil, na Rua Pássaros e Flores, com salas ambientes de: música, jogos, laboratório do pequeno cientista, informática, jardinagem/horta e minicircuito de trânsito para desenvolver um melhor trabalho pedagógico.
Em abril realizou-se a Celebração da Semana Santa no Colégio com Via Sacra encenada pelos alunos. Em maio o Colégio cedeu o espaço do Salão Nobre para as Celebrações da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, durante a reforma da Igreja. Em junho aconteceu a campanha da solidariedade em favor dos moradores do Piauí. Foram arrecadadas mais de 13 toneladas de alimentos não perecíveis para serem distribuídos às famílias necessitadas. Compra de um terreno vizinho, à Avenida Morumbi, medindo 1400 m de área, para ampliação da área escolar.

2002

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Pela Legislação em vigor, deixou de existir o Curso Normal Médio. Inauguração da sala 175, com instalações de quatro computadores com programa especial para elaboração de relatórios individuais dos alunos realizados pelos professores e da sala 119 com 12 computadores para pesquisa na internet, elaboração de textos, trabalhos com fotoshop sob a supervisão dos professores. Ampliação das opções dos Projetos de Livre Escolha - Parte Diversificada com o Curso de Design. Participação no III Congresso Inaciano de Educação com o tema: “Educação e transformação social: por uma pedagogia da esperança.” Foi oportuno pelo fato das nossas Escolas estarem em processo de elaboração de um Projeto Educativo comum, sob a orientação do Centro Pedagógico Pedro Arrupe/RJ. Em outubro foram estudados projetos para reforma da fachada do Colégio e para reforma das dependências no terreno da Avenida Morumbi, esquina com a Rua Raposo Tavares para adaptá-la a uma área para a Educação Infantil.

2003

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
O IEBVM sediou um evento importante – o lançamento do Projeto Educativo das Escolas do Sistema de Ensino Mary Ward, no dia 22 de março de 2003. O início da construção de um novo prédio para o curso de Educação Infantil, com uma estrutura moderna, proporcionando aos educandos um ambiente mais acolhedor. Ampliação das opções dos Projetos de Livre Escolha - Parte Diversificada com o Curso de Economia e Finanças e Linguagem Arquitetônica. Neste ano o Colégio cedeu espaço físico para a terceira idade com o Curso Livre para Terceira Idade com um programa pré-estabelecido, com palestras e atividades desenvolvidas por profissionais especializados. Introduziu-se neste ano o “cursinho preparatório” para o vestibular e o “período integral” para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foi incluído o inglês no currículo da Ed.Infantil. Irmãs da América Latina (Argentina, Brasil e Chile) do Instituto Beatíssima Virgem Maria se encontraram no Chile para estudo e aprofundamento da Congregação neste novo milênio.

2004

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Em 30 de janeiro de 2004 entrou em vigor o novo nome do Instituto: “Congregatio Jesu” – Congregação de Jesus e das Constituições “Ad Maximum”. Em concordância com um dos principais objetivos do Sistema de Ensino Mary Ward, que é a Evangelização, sistematizou-se o trabalho de Voluntariado do Beá. Foi concluído em abril o prédio onde funciona a Educação Infantil; o “Habite-se” foi publicado no Diário Oficial em 06 de agosto de 2004, sob o nº 2004/23390-00. Foi inaugurado no dia 28 de agosto de 2004, às 10h, as dependências do novo prédio da Educação Infantil que passou a se chamar Beá Infantil, com a presença de Dom Fernando Antonio Figueiredo, Bispo da Diocese de Santo Amaro, que abençoou a Escola e toda a comunidade educativa do IEBVM. Este novo espaço conta com amplas salas de aulas, sala do soninho, fraldário, além de salas ambientes como: capelinha, cozinha experimental, laboratório do pequeno cientista, música, informática, brinquedoteca, artes, piscina, parque com tanque de areia azul e miniquadra-esportiva. Em julho aconteceu a reforma das salas de aula do prédio da Rua das Margaridas, nº 36, com rebaixamento do teto e troca das luminárias. Participaram do 2º Congresso Internacional das nossas Escolas da Congregação de Jesus, na Espanha, de 17 a 23 de outubro de 2004, Ir. Mônica de Moraes e Fátima Avelar, assistente da direção. Em outubro de 2004, o colégio comemorou 68 anos de trabalho, com atividades especiais: Celebração Eucarística; Festival de talentos; Exposições de trabalhos dos alunos e apresentações com belíssimas coreografias. Introduzimos o atendimento de crianças a partir de 2 anos e meio de idade e chamamos esta fase de minimaternal.

2005

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Em janeiro foi realizada uma reforma total das dependências onde hoje ficam os alunos do período integral, com cozinha, refeitório, sala de descanso, sala de estudo, sala de brinquedo e sala de artes. Concluíram-se também as reformas do arquivo morto e portaria do Colégio. Com o encerramento do Colégio Meninópolis, o IEBVM recebeu vários alunos. Introduzimos o atendimento de crianças a partir de 1 ano e meio de idade e chamamos esta fase de miniminimaternal.

2006

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Neste ano o IEBVM comemorou 70 anos de atividades educativas e teve a alegria de convocar toda a comunidade educativa e pessoas que fizeram parte da história do Colégio para as comemorações. Foram concluídas as reformas da sala de mecanografia, ambulatório e sala da direção. Houve investimentos nos mobiliários das salas acima citadas e da sala de contabilidade. Foi montada a sala para robótica, do segundo andar do prédio da Rua das Margaridas, 36. Em julho houve reforma das salas e corredores do Ensino Médio. Aquisição do software de realidade virtual P3D e da lousa digital para tornar a aula mais atraente, otimizar o tempo e aumentar a capacidade do aluno em elaborar o pensamento. Em julho de 2006, iniciou-se a demolição do Salãozinho para a construção de um novo espaço. O pátio interno do Colégio foi totalmente reformado com uma nova jardinagem.

2007

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Inauguração da nova área da cantina com refeitório, no térreo e no primeiro andar uma passarela com duas salas: uma de música e outra de multimídia. O Beatíssima sempre pensando em melhores condições para a aprendizagem e o bem-estar de seus alunos. O Ensino Fundamental, ,de acordo com a nova lei passa a ter nove anos de duração, do 1º ao 9º ano.

2008

Diretora Geral - Irmã Mônica de Moraes.
Ampliação da carga horária dos alunos do 6º ao 9º ano para um melhor trabalho pedagógico e implantação do processo de formação pedagógica continuada para os professores, priorizando as questões teóricas que atravessam a prática docente, para que os educadores consigam renovar, permanentemente sua maneira de olhar o cotidiano da sala de aula, reinventando-o, segundo as necessidades de cada momento do trabalho pedagógico. Participaram do 3º Congresso Internacional das nossas Escolas da Congregação de Jesus, em Roma /Itália, de 19 a 24 de outubro de 2008, Ir. Mônica de Moraes, Ir.Terezinha Santana e Profª Rita de Cassia Ferreira.

2009

Diretora Geral: Irmã Mônica de Moraes
Implantação de 100% do serviço on-line com o objetivo de facilitar o acompanhamento pedagógico por parte dos alunos e seus responsáveis através do acesso a avaliações, boletim, lição de casa, ocorrências, calendários de avaliações, ficha de avaliação periódica individual, mensagens dos professores e 2ª via do boleto bancário. Os laboratórios de Química e Biologia foram reformados para proporcionar um ambiente mais motivador para a aprendizagem e, também, as salas de aula do Ensino Médio receberam ar condicionado. Em 12 de Setembro, ocorreu a Missa do Jubileu de 400 anos da Congregação de Jesus, em Aparecida.