Normas da Biblioteca

A biblioteca é de livre acesso para professores, alunos, pais e funcionários do colégio, como fonte de consulta e/ou informação.

2. Na biblioteca somente serão permitidos os trabalhos de estudo, pesquisa e aulas de leitura interativas.

3. A internet, na biblioteca, é utilizada exclusivamente para os trabalhos e pesquisas escolares dos alunos. Para utilizá-la, é necessário inscrever-se com antecedência para a reserva do equipamento. O usuário deverá trazer o material necessário para as devidas anotações, ou pen drive para copiar.

4. A impressão de textos está disponível ao aluno, por R$ 2,00, cada folha.

5. O usuário deverá manter a disciplina e o respeito exigidos nesse ambiente.

6. É expressamente proibido lanche e bebida neste ambiente.

7. Os trabalhos em grupo que envolvem a confecção de maquetes, pinturas, colagem e recortes não são permitidos na biblioteca.

8. O empréstimo dos livros/publicações será suspenso 15 dias antes do término do ano letivo para possibilitar a conferência anual do acervo. A consulta local permanece aberta em qualquer dia letivo.

 

OBSERVAÇÕES:

Empréstimo:

- O empréstimo para os alunos do Ens. Fund. E Ens. Médio é de 2 livros num prazo máximo de 5 dias corridos para livros didáticos e 10 dias corridos para os livros de ficção;

- 1 Livro durante o prazo de 7 dias para a Educação Infantil;

- Não serão emprestadas obras de referências: enciclopédias, Atlas, Bíblias, dicionários e periódicos (jornais e revistas), artigos da Hemeroteca ou livros separados pelos professores para trabalhos e;

- A Gibiteca fica no cantinho da leitura. Os gibis são exclusivos para ler na biblioteca.

- Não é permitido ceder a terceiros os itens requisitados, seja qual for o motivo alegado, pois a responsabilidade sobre esse material será sempre de quem o retirou.

Devolução:

O usuário tem o compromisso de devolver a publicação que lhe foi emprestada em bom estado de conservação e dentro do prazo determinado para não ocorrer multa e;

Em caso de extravio ou danos às obras emprestadas, o usuário deve indenizar a   biblioteca mediante reposição da mesma obra. Considera-se dano de uma obra: dobrar, cortar ou rasgar, escrever, riscar, desenhar, sublinhar, sujar, manchar folhas ou capas, bem como arrancar ou inutilizar quaisquer sinalizações ou registros (carimbos, etiquetas, anotações) efetuados pela biblioteca.

Renovação:

É necessário trazer os livros emprestados para solicitar renovação e;

O usuário perde o direito à renovação se devolver a publicação fora do prazo estipulado ou se a biblioteca dela necessitar para atender a outros pedidos.

Reservas:

É possível efetuar reservas dos livros/publicações, quando os itens pedidos encontrarem-se emprestados, junto aos funcionários da biblioteca. O item solicitado, no máximo 2 livros, fica reservado para o usuário durante o prazo de um dia, após a sua chegada.

Atrasos até 7 dias: por livro e/ ou material, implicam na suspensão do direito de requisição de novos itens, enquanto se verificar o atraso e;

A partir de 8 dias: suspensão de 1 mês, a contar da data de devolução.

Nota: Observando essas normas, o usuário estará colaborando para o bom andamento da biblioteca e para que sua pesquisa e seus empréstimos sejam realizados com todos os recursos que ela pode oferecer.

“Não deixe a sua pesquisa para o último dia para que você possa ser bem atendido”